segunda-feira, 26 de junho de 2017

Como definir uma Rotina Diária que funcione?

Olá,

Aqui falamos muito sobre rotina diária ou rotina matinal/vespertina/noturna. Mas muitas pessoas tem dúvida de como montar essa rotina ou até mesmo escrevem uma longa rotina que não funciona, mas não conseguem identificar o porquê.

Vamos ver como podemos melhorar isso?

Primeiramente você precisa identificar suas necessidades. Pegue um papel (sim de novo) e anote como é, ou você pensa que é, sua rotina atual? Anote na frente os horarios em que cada atividade acontece e o tempo para execução. Por exemplo:


6:00 - Levantar
6:05 - Trocar-se, pentear-se (10 min)
6:15 - Preparar o café da manhã (15 min)
6:30 - Tomar café (15 min)
6:45 - Lavar a louça do café (5 min)
6:50 - Arrumar a cama (5 min)
6:55 - Lavar o rosto, escovar os dentes (5 min)
7:00 - Limpeza rápida do banheiro - vapt vupt (5 min)
7:05 - Verificar agenda (2 min)
7:07 - Verificar mensagens no celular (ufa tempinho pro whatsapp, rs, 10min)
...

Bom já deu pra entender né? Claro que neste exemplo a louça do jantar está lavada como no babystep 01 do Sistema FlyLady, a pessoa levanta-se bem cedo (para os MEUS padrões rs), a cama está liberada para arrumação às 6:50, não estou contando que o resto da família também toma café da manhã então a tarefa de lavar a louça talvez fique para mais tarde e leve mais tempo, ou quem sabe até fique para outro membro da família.

Porque dos horários?

Se você tem metas de horários para cumprir dificilmente chegará às 10:30 com o pensamento de que o dia não rendeu e nada foi feito em casa. No caso eu coloquei o tempo bemmm cronometrado, mas o ideal é que se você leva 5 min para determinada tarefa reserve 10 minutos para execução, porque pode acontecer algum imprevisto como ter que trocar a toalha de mesa porque foi derramado café, as crianças acordam de mau humor, fazem birra e tarefas simples e rápidas ficam demoraaaaaaaadas... se você tem esse tempo de sobra programado não vai ter que se estressar e sair gritando para que todos sejam rápidos para que não se atrasem.

E se mesmo com toda essa programação o tempo continuar apertado, bom, talvez todos tenham que dormir mais cedo e acordar mais cedo. A rotina noturna "quebra um galhão" nessas horas porque você pode deixar muita coisa adiantada, como roupa que vai usar, itens do café da manhã, tudo que for precisar para sair (bolsa, boletos, chaves, exames, guias, documentos...)

E agora?

Bom se você já colocou no papel sua rotina com os horários agora te convido a lê-la com atenção e refletir:

Tudo que você escreveu aí está funcionando? 
Os horários que você colocou são reais?
Falta tempo para alguma atividade que precisa ser feita?

Se você é uma pessoa que tem dificuldade com as rotinas, provavelmente pode identificar que muitas das coisas que você pensa que realiza diariamente são feitas às pressas, com estresse ou às vezes são adiadas. Você acaba fazendo somente o que é urgente e necessário e outras tarefas como anotar os gastos, passar tempo com os filhos, ler algum livro fica sempre para depois.

Como exercício final te convido a reescrever sua rotina, você pode começar colocando somente o que é realmente necessário, teste os tempos de execução, pense em como você pode otimizar algumas coisas, como por exemplo adotar um cardápio semanal, congelar alguns alimentos quinzenalmente e economizar um tempo precioso no preparo do jantar.

Se você tem algum truque para organizar sua rotina diária deixe a dica aqui nos comentários e ajude outras flymigas a se organizarem!!!


2 comentários:

  1. Percebi que coloco no papel a rotina que eu gostaria de ter, e não a que realmente é a minha realidade.
    Nunca coloco um tempinho a mais para os imprevistos com a minha filha, daí nunca tenho de sobra e fico sempre na correria e consequentemente frustrada.

    Esta semana irei observar melhor o tempo de cada atividade.
    Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  2. Verdade em 2019, no primeiro trimestre meu marido saia pra trabalhar umas 5h, então a Rotina Matinal do nosso filho ficou por minha conta.

    Eu levantava umas 5:50, fazia a parte de higiene minha (escovar dentes, lavar rosto, ir ao banheiro), preparava o café e logo em seguida cuidava dele, de acordá-lo e ajudar a se trocar. Estando pronto a mesa de café dele já estava posta, era o tempo de preparar o lanche da escola e o tempo restante (que variava de acordo com o humor e a preguiça dele) eu usava pra me trocar, com calma ou correndo kkkk.

    No segundo semestre essa tarefa voltou para o meu marido, todo dia uma briga, ele acordava a criança e depois ia fazer o café, nem uma coisa ou outra saia direito. Sem falar as vezes que nosso filho voltava a dormir na mesa enquanto ele ainda ia preparar o leite dele....

    Eu expliquei como eu fazia e funcionava, mas a teimosia era grande!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...