sexta-feira, 5 de agosto de 2016

DDD #12 - Livros, meditação ou gaveta

Olá

Hoje é dia de renovação espiritual,  mas não vamos abrir mão do  DDD - Desafio Declutter Diário, ok?

Dia 12 - Livros, meditação ou uma gaveta


A primeira sugestão de hoje é declutter nos livros: aqueles que nunca serão lidos e aqueles que já lemos, mas nunca retornaremos a eles. Obras de referência desatualizadas também: códigos de leis ou posturas municipais  caducos, dicionários e gramáticas anteriores às últimas reformas, enciclopédias, catálogos e coisas do tipo. Livros guardados nas condições normais de nossas casas sofrem danos ao longo dos anos: ressecamento, acúmulo de poeira e ácaros. Assim, aquilo que nos parece algo importantíssimo como legado para as próximas gerações pode ser apenas um veículo de alergias. 


Vamos marcar 15 minutos no timer e parar ao final. O tempo não foi suficiente? Poderemos voltar em outro dia ou numa nova rodada. No entanto, não devemos obcecar; baby steps!
Colocaremos os livros a serem doados em caixas ou sacolas e deixaremos  no carro ou próximo à porta, para que não se transformem em clutter encaixotado...

Imagine que os romances e ensaios que nos encantaram podem fazer o mesmo eleito em outra pessoa. Ou aquelas páginas que não foram suficientes para prender nossa atenção talvez sejam para alguém que receberá/comprará o livro.

Uma outra sugestão é praticarmos um declutter mental, meditando. 

A última sugestão é o que adotaremos diariamente quando  a missão DDD não nos parecer possível (porque já executamos há pouco tempo ou não vivenciamos a situação apresentada): Marcar 15 minutos no timer e praticar o declutter numa gaveta. Pode ser até diante da TV, durante os intervalos comerciais, basta retirar a gaveta, colocar no colo e descartar o que for reciclável num saco, lixo em outro e o que deve ser colocado em outra gaveta ou armário num terceiro saquinho. Depois, admirar o feito e colocar a gaveta de volta ao seu lugar.

Antes feito que perfeito, todo o declutter possível em 15 minutos!

Ao voo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...